74. Quando afinal, começou a difusão da doutrina Josefina de uma maneira mais organizada?

A partir do início do século XIII. Como exemplo, temos São Boaventura que coloca em luz a presença de José através de seu “comentário sobre São Lucas” e depois em diversos outros seus sermões. Também São Bernanrdino de Sena em seu “Sermão sobre São José, esposo da Bem-aventurada Virgem”, onde admite a ressurreição de São José e sua assunção ao céu.

Outro grande difusor da doutrina Josefina foi Jean Charlier (+1419), chanceler da Universidade de Paris, mais conhecido como Gérson, o qual escreveu uma obra denominada: “Considerações sobre São José” e outra denominada “Josefina”, assim com um “Sermão sobre a gloriosa natividade da Virgem Maria e sobre a recomendação de seu esposo virginal José”. Outro grande Josefólogo foi Isidoro Isolani (+1528) que escreveu um verdadeiro tratado teológico sobre São José em sua obra “Suma dos dons de São José”. Francisco Suaréz (+1617) revolucionou o pensamento sobre São José colocando-o como membro da ordem da união hipostática. Enfim, é impossível enumerar as centenas de teólogos que escreveram sobre São José e defenderam os seus privilégios.