41. A fuga para o Egito quer dizer que a Sagrada Família viveu em terra estrangeira?

Mateus é genérico ao referir este acontecimento apenas diz que o Anjo ordenou a José “Toma sua mãe e o Menino e foge para o Egito...” (2,13). Portanto, José poderia ter chegado apenas na fronteira do Egito ao sul de Gaza, fora do domínio de Herodes. São diversas as localidades que disputam a honra de ter recebido a família de José; dentre estas destacamos Heliópolis, um lugarejo distante 100 Km do Cairo. Também Cairo, que se lembra na Igreja de Abu Sargha, construída segundo a tradição no lugar onde morava a Sagrada Família, assim como outras localidades disputam o mesmo privilégio. O importante é saber que a Providência Divina os destinou a um lugar seguro, provavelmente um dos bairros hebreus, próximo à fronteira.

Existem muitas lendas a respeito da viagem da Sagrada Família pelo deserto até o Egito e durante a sua permanência lá, todas atribuídas aos apócrifos, portanto desprovidas de autenticidade, e portanto não verídicas.

No Egito, vivendo com toda probabilidade entre os seus compatriotas, José não deve ter encontrado dificuldade para instalar-se e trabalhar, mesmo porque as colônias judaicas no Egito naquele tempo formavam uma associação estruturada onde havia ajuda recíproca entre todos.