37. Lucas relata que, passados oito dias, o Menino foi circuncidado e deram-lhe um nome. Quem lhe deu o nome de Jesus? (Lc 2,21)

Antes de tudo é necessário explicar o significado deste rito, o qual era uma exigência da legislação sacerdotal, e pelo qual a criança passava a fazer parte oficialmente do povo da aliança. Por isso esse rito era importante para as famílias judáicas e era celebrado com uma certa solenidade, geralmente em casa. Era, desta forma, um rito que simbolizava para os hebreus a aliança com Deus e a santidade de Israel dentre as nações, portanto era um sinal de pacto do povo com Javé.

Com a circuncisão, Jesus cumpria também a lei (Lc 2, 22-24,7) e naturalmente como era tradição, um dos primeiros deveres do pai era aquele de circuncidar o filho; mesmo que a mãe pudesse cumprir este rito, foi José quem o cumpriu (Ex 4,25). Geralmente este rito tinha um certo número de participantes, a tradição talmúdica fixava dez testemunhas.

José, sabedor de que esta era sua obrigação, tornou-se o “ministro da circuncisão” do Menino e ao realizá-lo proferiu estas palavras: “Bendito seja o Senhor, nosso Deus, que nos santificou com os seus preceitos e nos permitiu introduzir o nossofilho na aliança de Abraão, nosso Pai”.